sábado, 19 de novembro de 2011

Resenha do filme Door to Door

(Door to Door) DE PORTA EM PORTA

SINÓPSE - Bill Porter, um portador de paralisia cerebral que usa a paciência e persistência para trabalhar como vendedor. Diante da rejeição, oferece-se para trabalhar no pior território. Bill passa a ser um ser de impacto na vida de vários personagens, criando elos fortes e dando uma enorme lição de vida. Um filme para se rir e para se emocionar.  Bill Porter é inspiração,  e prenderá sua atenção do começo ao fim.

A HISTÓRIA - Willian H. Macy é Bill Porter, um homem com paralisia cerebral, que não se deixa tomar pela deficiência. Vive com sua mãe Sra. Porter (Helen Mirren) que o estimula a vencer, e ser um vendedor tão vitorioso quanto o pai. Porter mesmo desacreditado diante de um empregador,  insiste em mostrar seu potencial e dá início a sua carreira. Depois de sua primeira venda para uma alcoólatra, ele já sente-se um vitorioso, e mesmo rejeitado, vítima de portas fechadas em sua cara ele não desiste, insiste e começa a fazer parte da vida de cada um de seus futuros clientes.`
Algumas mulheres são a válvula propulsora invisível na vida de Porter, Helen Mirren (sua mãe), kyra Sedgwick (Shelly) e Felicity Huffman (mãe de Joey), mulheres que fizeram a vida de Porter ter mais sentido.
Porter é uma lição, obstáculos não faltam em sua vida, e ele enfrenta tudo com naturalidade sem usar sua deficiência como degrau, pelo contrário, ele mostra que deficiente é seu corpo e não sua capacidade e inteligência.
Um homem que levanta de manhã e coloca seu paletó, toma seu café; uma mulher que dobra os punhos de sua camisa, dá nó em sua gravata, faz e desenha seu lanche ... mãe e filho juntos e felizes
 Com seu carisma ele encanta e aos poucos se faz presente, e outros personagens acabam vivendo junto sua vida, o seu dia a dia, tornando-o tão normal quanto  todos.
Sua mãe em determinado momento fica doente e se vê como um fardo, ele sempre risonho faz ela encarar tudo como “estarem quites”. Passa então a cuidar dela, até sua morte. Então a encara a vida sozinho onde na impossibilidade de amarrar os sapatos ele encanta o engraxate com suas estórias; sem condições de dar nó na gravata ele faz sorrir o recepcionista do hotél; sem condições de correr ele enche de graças o motorista de ônibus.
Bill Porter torna-se um vendedor vitorioso, mas além disso, ele humilde e com um coração do tamanho do mundo, faz algumas pessoas enxergarem o que sózinhas seus olhos não viam e seus corações não sentiam como  o casal que briga com a vizinha devido a uma árvore que invade seu terreno, o relacionamento conturbado de um casal gay, uma senhora deprimida com saudades de seu filho.  
Em determinado momento Bill um tradicional vendedor de porta em porta se vê vencido pela tecnologia, e mesmo sem querer tenta se entregar à vida de um aposentado, mas nenhuma derrota é real quando se é persistente...
Bill Porter sabe como conquistar as pessoas e com certeza irá conquistar você também.

A AMBIENTAÇÃO - A estória se dá entre os anos de 1955 e 1995 no EUA. O escritório da Corporação Watkins  é onde Bill Porter se faz um vendedor de sucesso, atuando numa região pobre e de moradores problemáticos. As casas dos clientes de Porter são o conjunto de aprendizados da vida, o cemitério e o salão de eventos da Corporação são os centros das emoções de Porter.

PERSONAGENS -  William H. Macy (Bill Porter)
                                               Helen Mirren (Sra. Porter)
                                   Kyra Sedgwik (Shelly Soomky Brady)
                                   Felicity Huffman (mãe de Joey)
                                    Kathy Baker (Gladys Sullivan)
                                   Joel Brooks (Alan)
                                   Michael Shanks (John Brady)
                                   Woody Jeffreys (Brad)
                                   Mary Black (Sra. Warren)
                                   Samantha Cantner (Michele)

CURIOSIDADES -  As diferentes formas de abordagem que Porter utiliza nas
                                vendas;
                             - Porter estuda cada personagem conhecendo suas  
                                   suas necessidades;
                             - Muitos profissionais tornam-se “dinossauros” pelo simples
                                  motivo de não aceitarem mudanças, no caso de Porter, não
                                  aceita trocar uma máquina de escrever por um computador;
                                  

FICHA TÉCNICA – Título original: Door to Door
                                   Gênero: Drama
                                   Duração: 91 min.
                                   Ano de lançamento: 2002
                                   Estúdio: Rosemont Productions International / Angel / Brown
                                                 Productions / Door to Door Productions Inc. 
                                   Distribuidora: TNT
                                   Direção: Steven Schachter
                                   Produção: Warren Carr
                                   Música: Jeff Carr
                                   Fotografia: Jan Kiesser
                                   Direção de arte: Roxanne Methot
                                   Figurino: Betty Pecha Madden
                                   Edição: Paul Dixon

DEPOIMENTO – A superação é sempre uma lição de vida, mas poucos são os sobreviventes nessa vida de superações. A superação de Porter foi além do que possamos prever como possível, vendo o presente, ele superou primeiramente os seus problemas físicos, ou seja, para ele seus problemas não existiam; outra superação foi o de ser aceito pela insistência em uma organização para trabalhar, hoje em dia isso é praticamente impossível, não temos a chance sequer de sermos ouvidos, quanto mais sermos insistentes; a terceira superação foi a de conseguir umas das coisas mais difíceis, vender e, hoje em dia a camisa tem que ser muito suada para isso. Mas não podemos deixar de valorizar um ponto muito forte nesse filme, o fato de que só vence quem deseja vencer e acredita nessa vitória. Porter focou sua vitória desde o início e nunca, em fase nenhuma deixou que algo diferente disso cruzasse seu caminho, nem ninguém nem coisa alguma. Nem mesmo no momento mais difícil que foi quando ele viu a tecnologia tirar seu trabalho, colocá-lo de lado, ele não saiu do foco, e provou que o brilho nos olhos ainda supera a tecnologia.
                               De Porta em Porta é um filme para se assistir várias vezes, pois muitas frases e fases podem ser grifadas, e em algum momento da vida poderemos ter que reviver Porter e o que achamos praticamente impossível de acontecer, não seja totalmente impossível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário