terça-feira, 13 de setembro de 2011

MICROSOFT X APPLE - Gates x Job - A LUTA DE GIGANTES

INÍCIO DA DISPUTA TECNOLÓGICA  ENTRE APPLE E MICROSOFT
Nascem a Apple e a Microsoft e junto a disputa entre as duas empresas e ícones do moderno capitalismo americano, disputa apelidada de guerra dos 30 anos,  uma referência a contenda que dividiu católicos e protestantes no século 17. 
Microsoft e Apple ganham relevância no mercado internacional ,  e Job e Gates  passam a se alfinetar, criticando-se entre si pelos modelos de gestão e desenvolvimento de produtos.
30 anos depois a rixa sai dos escritórios, e ganha tons explícitos da publicidade. A APPLE passa a atacar a MICROSOFT em anúncios de TV.
APPLE tenta ridicularizar a MICROSOFT , colocando-se como a marca dos descolados (MAC), enquanto enquadra a MICROSOFT como a marca dos nerds (PC).
As provocações da APPLE serviram de argumento para a MICROSOFT pensar em mudanças em sua imagem pública.
1º PASSO ESTRATÉGICO DA MICROSOFT
Para ficar mais parecida com a APPLE, contratam uma agência de publicidade  (Crispin Porter & Bogusky) para administrar sua conta de 300 milhões de dólares.
Agência conhecida, inovadora e ousada,  recheia suas campanhas com humor negro e sempre polêmico.
2º PASSO DA ESTRATÉGIA
O anúncio de estreia    - EU SOU PC! Um filme (produzido por CP & B) que se passa numa loja de sapatos onde SEINFELD saindo da loja pergunta a GATES se algum dia existirá um computador úmido e fofo como bolo para ser comido, e GATES responde que sim.
O filme criou críticas e piadas pela internet, o que tem a ver sapatos com softwares?
Mas era o início do caminho para se reconectarem com os consumidores, no filme  GATES era ajudado por SEINFELD a escolher um novo software (representado por sapatos).
Estratégia do filme: Uma nova opção de escolha.
Um  segundo filme (da CP & B)
A dupla (Seinfeld e Gate) desta vez se encontra em uma típica casa americana enfrentando o Desafio de se comunicar com “pessoas de verdade”.
Estratégia do filme – Windows tenta
Mostrar-se parte indispensável na vida de bilhões de pessoas no mundo todo.
Duas semanas depois de veiculadas,  as duas peças foram substituídas por uma nova série de comerciais, respondendo diretamente as provocações da série GET A MAC, DA apple.  Os filmes exibem pessoas de todo o mundo, realizando tarefas relevantes e dizendo “I’M A PC” , com o objetivo de mostrar que a maioría dos usuários de computadores usa MICROSOFT .
Pesquisas revelaram que mesmo os comerciais terem sido mal recebidos pelo público, o impacto foi positivo ao valorizar sua presença global e capacidade de conectar pessoas.
CONTINUANDO A ESTRATÉGIA
- PLANO DE MUDANÇA DE IMAGEM
Além da publicidade, a MICROSOFT contrata o executivo David porter, para ser o vice-presidente da nova divisão de varejo.
Objetivo: Montagem de grande rede de lojas que funcionem nos mesmo moldes da APPLE STORES, onde os consumidores podem conhecer os produtos MICROSOFT e ter orientações especializada.
“NOSSO FOCO HOJE É O CONSUMIDOR, SEJA ELE DE GAMES, DE PROGRAMAS PARA PC, DE CELULAR OU APLICATIVOS ON LINE”  Olavo Barbosa de oliveira – diretor geral do grupo de serviços on line e consumo da MICROSOFT  BRASIL.
Em 1999 a MICROSOFT já havia aberto uma loja em SÃO FRANCISCO, chamada microsoftSF , loja com 12 ambientes, que exibia 160 produtos da MICROSOFT e 90 ítens de empresas parceiras, e atrações de outra empresa de BILL GATES. Porém a loja não teve êxito e fechou 2 anos depois,  segundo explicações por falta de profissionais treinados e para atendimento do público e fornecimento de explicações sobre o produto, ponto forte nas lojas da APPLE hoje.
PONTOS EM DESTAQUE NESSA GUERRA APPLE X MICROSOFT
       APPLE RIDICULARIZA MICROSOFT E DÁ INJEÇÃO DE MUDANÇAS NA RIVAL;
       MICROSOFT USA AS PRÓPRIAS ARMAS DA APPLE PARA DAR A VOLTA POR CIMA.

FINALIZANDO
Copiar estratégias que deram certo, de outras empresas, também é uma estratégia, mas para que isso seja feito,  deve ser muito bem analisado o mercado, e além das armas copiadas, também devem ser utilizadas armas novas e eficientes: A estratégia da MICROSOFT  se dá em meio a crise econômica americana, e a queda no consumo de eletrônicos é grande, inclusive a APPLE enfrenta problemas em suas vendas;
A MICROSOFT  abre sua rede de lojas e não tem nada de revolucionário para apresentar, enquanto que a APPLE abriu as suas junto ao lançamento do iPOD ;
A MICROSOFT tem mostrado fragilidade nos seus lançamentos , o ZUNE não implacou diante do iPOD, o WINDOWS VISTA teve um lançamento catastrófico.
Apesar de todas as lutas para a reconquista do consumidor, a MICROSOFT  ainda vai ter que provar muito para chegar onde deseja.

TANK YOU
ORANGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário