RH – ESTRATÉGIA
Várias empresas estão ficando fora de mercado, estranho mas é verdade, não só as empresas escolhem seus colaboradores, mas os colaboradores passaram a escolher suas empresas também. As escolas técnicas, faculdades de graduação e pós, não só formam seus alunos para estarem aptos a exercerem suas funções, como também formam seus alunos à procurarem o que é melhor para cada um...formam os alunos e lhes dão o diploma merecido, mas junto lhes fornecem o manual do reconhecimento, e que eles devem sempre usá-los, ou seja, os alunos já saem sabendo o que querem de suas carreiras, e se para isso precisarem “pular de galho em galho”, com certeza pularão, pois hoje, permanência de 10 anos em um único trabalho indica acomodação para o mercado de negócios e não é bem visto.
A revista Gestão & Negócios (2011) comenta que as empresas que acreditam na permanência de fatores como benefícios, treinamentos, plano de carreira e premiações, tudo isso junto a estratégias de motivações adotadas, estão no caminho certo.
Hoje em dia as empresas precisam de colaboradores especializados, buscam no mercado profissionais competentes. Mesmo que isso seja a realidade do momento e está estampado para todos verem, a primeira motivação deve surgir de nós, ou seja, devemos ir atrás da busca do conhecimento, cursos técnicos, faculdades, pós, MBA, cursos de extensão, etc. para que entremos no grupo de profissionais importantes para empresas, mas aí está a primeira grande barreira: investimento financeiro próprio, doar parte de nosso tempo aos estudos, ler muito e o pior, ter muita vontade. Profissionais competentes e talentosos são disputados “a tapas” pelas empresas (G&N). Mas a partir do momento que adquirimos essa competência, passa a ser da empresa a preocupação em não deixar fugir por entre seus dedos os profissionais dedicados e de talentos, e para isso as empresas necessitam criar ações para satisfazer seus colaboradores, e a motivação é algo difícil de ser lidado, deve ser visto com muito carinho e conhecimentos. Um dos fatores de suma importância para essa motivação é que o colaborador tenha condições de manter uma boa qualidade de vida e acesso aquilo que valoriza, o que está atrelado a salários e benefícios (G&N), muitas empresas acabam errando nesse fator, pois suas estratégias são formadas em suas razões e não nas necessidades do colaborador, costumo dizer que “esse tipo de empresário só olha para o próprio umbigo, e acredita fielmente que ninguém mais no mundo tem umbigo”, e esse tipo de empresário com certeza também é do tipo que peca na estratégia de mercado, colocando para os clientes o produto que ele quer e não o que o cliente deseja. Profissionais querem saber onde pisam e onde esse caminho vai levá-los, para que possam colocar suas energias, e perceberem a recompensa financeira e a valorização, se essa percepção não existir, a motivação não será mantida (G&N).
Outras contribuições para a motivação: Palestras, treinamentos, alinhamento entre valores da empresa e colaboradores, clareza nos objetivos, transparências nas decisões, bom ambiente de trabalho e respeito as diferenças individuais (G&N)...coloco também a participação dos colaboradores nos projetos da empresa.
Gestores de RH que não tiverem planejamento que valorize e estimule seus colaboradores, vão enfrentar sérios problemas em recrutar e manter funcionários, como também grande dificuldade em fazê-los levarem a empresa a sério, já os Gestores que tiverem a preocupação de traçarem estratégias visando a motivação contínua e crescente de seus colaboradores, com certeza terão os melhores profissionais. O tempo em que a demissão, advertência, caras feias, eram motivos de sorriso e valor para o setor, ficou para trás, não tem nada a ver mais com RH, hoje cabe à esses profissionais buscarem gente boa e mantê-los na organização. Traçarem estratégias, inovarem, unirem os colaboradores, mantê-los acesos e sempre dispostos a serem o que a empresa precisa. O colaborador precisa ter a chance de usar o que ele aprendeu, caso contrário poderá esquecer ou, pior, irá usar em outra empresa. O ideal é associar o aprendizado às metas da organização. Assim, ele se sente estimulado a permanecer na empresa (G&N).
Não vou dar aqui a lista completa de estratégias usadas pelos Gestores de RH, tanto porque estratégia depende da capacidade de cada gestor, existem estratégias que dão certo em algumas empresas e em outras por incapacidade do gestor tornam-se bombas nucleares, e não quero ser o motivo de implosão de algumas empresas (rs), ai meu DEUS, blogueiro ou conselheiro? Preciso estudar minhas estratégias...bye bye!
ORANGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário