sábado, 19 de novembro de 2011

Resenha do filme Door to Door

(Door to Door) DE PORTA EM PORTA

SINÓPSE - Bill Porter, um portador de paralisia cerebral que usa a paciência e persistência para trabalhar como vendedor. Diante da rejeição, oferece-se para trabalhar no pior território. Bill passa a ser um ser de impacto na vida de vários personagens, criando elos fortes e dando uma enorme lição de vida. Um filme para se rir e para se emocionar.  Bill Porter é inspiração,  e prenderá sua atenção do começo ao fim.

A HISTÓRIA - Willian H. Macy é Bill Porter, um homem com paralisia cerebral, que não se deixa tomar pela deficiência. Vive com sua mãe Sra. Porter (Helen Mirren) que o estimula a vencer, e ser um vendedor tão vitorioso quanto o pai. Porter mesmo desacreditado diante de um empregador,  insiste em mostrar seu potencial e dá início a sua carreira. Depois de sua primeira venda para uma alcoólatra, ele já sente-se um vitorioso, e mesmo rejeitado, vítima de portas fechadas em sua cara ele não desiste, insiste e começa a fazer parte da vida de cada um de seus futuros clientes.`
Algumas mulheres são a válvula propulsora invisível na vida de Porter, Helen Mirren (sua mãe), kyra Sedgwick (Shelly) e Felicity Huffman (mãe de Joey), mulheres que fizeram a vida de Porter ter mais sentido.
Porter é uma lição, obstáculos não faltam em sua vida, e ele enfrenta tudo com naturalidade sem usar sua deficiência como degrau, pelo contrário, ele mostra que deficiente é seu corpo e não sua capacidade e inteligência.
Um homem que levanta de manhã e coloca seu paletó, toma seu café; uma mulher que dobra os punhos de sua camisa, dá nó em sua gravata, faz e desenha seu lanche ... mãe e filho juntos e felizes
 Com seu carisma ele encanta e aos poucos se faz presente, e outros personagens acabam vivendo junto sua vida, o seu dia a dia, tornando-o tão normal quanto  todos.
Sua mãe em determinado momento fica doente e se vê como um fardo, ele sempre risonho faz ela encarar tudo como “estarem quites”. Passa então a cuidar dela, até sua morte. Então a encara a vida sozinho onde na impossibilidade de amarrar os sapatos ele encanta o engraxate com suas estórias; sem condições de dar nó na gravata ele faz sorrir o recepcionista do hotél; sem condições de correr ele enche de graças o motorista de ônibus.
Bill Porter torna-se um vendedor vitorioso, mas além disso, ele humilde e com um coração do tamanho do mundo, faz algumas pessoas enxergarem o que sózinhas seus olhos não viam e seus corações não sentiam como  o casal que briga com a vizinha devido a uma árvore que invade seu terreno, o relacionamento conturbado de um casal gay, uma senhora deprimida com saudades de seu filho.  
Em determinado momento Bill um tradicional vendedor de porta em porta se vê vencido pela tecnologia, e mesmo sem querer tenta se entregar à vida de um aposentado, mas nenhuma derrota é real quando se é persistente...
Bill Porter sabe como conquistar as pessoas e com certeza irá conquistar você também.

A AMBIENTAÇÃO - A estória se dá entre os anos de 1955 e 1995 no EUA. O escritório da Corporação Watkins  é onde Bill Porter se faz um vendedor de sucesso, atuando numa região pobre e de moradores problemáticos. As casas dos clientes de Porter são o conjunto de aprendizados da vida, o cemitério e o salão de eventos da Corporação são os centros das emoções de Porter.

PERSONAGENS -  William H. Macy (Bill Porter)
                                               Helen Mirren (Sra. Porter)
                                   Kyra Sedgwik (Shelly Soomky Brady)
                                   Felicity Huffman (mãe de Joey)
                                    Kathy Baker (Gladys Sullivan)
                                   Joel Brooks (Alan)
                                   Michael Shanks (John Brady)
                                   Woody Jeffreys (Brad)
                                   Mary Black (Sra. Warren)
                                   Samantha Cantner (Michele)

CURIOSIDADES -  As diferentes formas de abordagem que Porter utiliza nas
                                vendas;
                             - Porter estuda cada personagem conhecendo suas  
                                   suas necessidades;
                             - Muitos profissionais tornam-se “dinossauros” pelo simples
                                  motivo de não aceitarem mudanças, no caso de Porter, não
                                  aceita trocar uma máquina de escrever por um computador;
                                  

FICHA TÉCNICA – Título original: Door to Door
                                   Gênero: Drama
                                   Duração: 91 min.
                                   Ano de lançamento: 2002
                                   Estúdio: Rosemont Productions International / Angel / Brown
                                                 Productions / Door to Door Productions Inc. 
                                   Distribuidora: TNT
                                   Direção: Steven Schachter
                                   Produção: Warren Carr
                                   Música: Jeff Carr
                                   Fotografia: Jan Kiesser
                                   Direção de arte: Roxanne Methot
                                   Figurino: Betty Pecha Madden
                                   Edição: Paul Dixon

DEPOIMENTO – A superação é sempre uma lição de vida, mas poucos são os sobreviventes nessa vida de superações. A superação de Porter foi além do que possamos prever como possível, vendo o presente, ele superou primeiramente os seus problemas físicos, ou seja, para ele seus problemas não existiam; outra superação foi o de ser aceito pela insistência em uma organização para trabalhar, hoje em dia isso é praticamente impossível, não temos a chance sequer de sermos ouvidos, quanto mais sermos insistentes; a terceira superação foi a de conseguir umas das coisas mais difíceis, vender e, hoje em dia a camisa tem que ser muito suada para isso. Mas não podemos deixar de valorizar um ponto muito forte nesse filme, o fato de que só vence quem deseja vencer e acredita nessa vitória. Porter focou sua vitória desde o início e nunca, em fase nenhuma deixou que algo diferente disso cruzasse seu caminho, nem ninguém nem coisa alguma. Nem mesmo no momento mais difícil que foi quando ele viu a tecnologia tirar seu trabalho, colocá-lo de lado, ele não saiu do foco, e provou que o brilho nos olhos ainda supera a tecnologia.
                               De Porta em Porta é um filme para se assistir várias vezes, pois muitas frases e fases podem ser grifadas, e em algum momento da vida poderemos ter que reviver Porter e o que achamos praticamente impossível de acontecer, não seja totalmente impossível.  

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CÂNCER - ASAS QUE NÃO SE ABREM

Em toda a minha vida nunca conheci ou ouvi uma palavra tão difícil de ser pronunciada, palavra dolorida, sem luz, e que amedronta só em pensar: CANCER. Sempre vemos, principalmente na TV, pessoas com câncer, umas que o enfrentam como guerreiras e o vencem, outras que lutam como guerreiras e são derrotadas, outras que não lutam, pois não têm forças para isso e muito rápido são engolidas pelo fim, ainda temos aquelas que lutam e usam uma força que vem nem sabemos de onde, que vencem o inimigo ferozmente, e o inimigo ataca de todas as formas, até que um dia a mente se entrega e o corpo aceita a derrota ... cada uma dessas pessoas, são mais do que vencedoras, são heroinas.
Em meio a tudo isso me vi diante de algo assustador, esse mal é tão forte que não se resume a uma doença apenas, ela deteriora o psicológico, ela consegue fazer a pessoa se trancar em si, esse mal parece que se coloca no pensamento acordado, e no sonho ao dormir ... esse mal não quer ser apenas algo passageiro, ele insiste em querer ser a própria vida, para provocar a própria morte.
A alguns dias conheci alguém que está com essa doença, e que eu desejo de todo coração a sua completa cura, mas o que mais me entristece é o que essa doença causa na vida de alguém, e causou na vida dessa pessoa. Nunca me vi diante de algo assim, alguém que apesar de toda fé em se curar, de toda força que possui, entregar seus últimos dias antes da cirurgia à incerteza, e buscar se recolher aos braços da família, ficar quietinha e virar novamente menina, viver intensamente um momento diferente, sentir perto de si algo que, mesmo com toda esperança, pode não voltar a sentir ... o calor dos entes queridos.
Isso é muito triste, e por mais que eu tente, eu não consigo saber o que ela sente, e isso me deixa mais triste, pois não posso ajudar, nem ao menos confortar, pois muitas vezes é melhor ficar calado.
Diante, então, de uma situação como essas eu tenho que colocar tudo o que aprendi, em muitos anos de estudos da vida, a frente e saber que o mal, pode ser o recomeço de uma vida. É durante o mal que iremos perceber muita coisa, e talvez repensarmos o caminho ... o mal talvez não o seja todo mal, talvez ele seja o "botão" da felicidade que no "automático" não funcionou. E assim, eu posso então saber que posso fazer alguma coisa sim, posso ser importante nessa história, mesmo que transparência, sem ser notado ... e aí é que mora a realidade de todos nós: o único a ver será DEUS, é o que importa...não é? Orar, muito, pensamento positivo, na cura, na vida ... minha mão sobre aquela cabecinha, pode fazer a diferença...e vai fazer, com certeza, pois elas servem para mover as asas que quase não se abrem mais...

que assim seja

Orange

domingo, 23 de outubro de 2011

SUB EMPREGOS

SUB EMPREGOS
Sempre que posso, analiso o mercado de trabalho, e acho que todo bom profissional o deva fazer. Hoje vejo que as empresas estão exigindo um gráu de escolaridade mínimo:  o Superor.  O  2º gráu desapareceu das listas de oportunidade, ou seja, quem só tem o 2º grau não é mais nada. Junto vejo que as oportunidades de se cursar o superior também são mais fáceis, não é aquele bicho de 7 cabeças que era a tempos atrás, tanto para se entrar em uma faculdade  quanto para se manter estudando, pois os valores eram altos...é claro, talvez a dificuldade em entrar em uma faculdade de 1ª linha como USP por exemplo ainda é a mesma, mas surgiram outras inúmeras instituiçõess, e nem sempre aquele que é o crânio e entra na USP é melhor do que aquele que não entrou na USP e sim em uma outra faculdade, acredito que na maioria das vezes o da 2ª opção é o melhor, pois ele batalha o trabalho, uma colocação e não o status (minha opinião apenas).
O que me deixa a pensar, e muito, é o fato de algumas empresas estarem exigindo mais escolaridade sem conhecer o senso do ridículo, oferecendo salários absurdos. Auxiliares de produção, com nível de escolaridade em 1º grau, sem maiores experiências ou conhecimentos, a não ser o de ajudar alguém a fazer alguma coisa,  ganhando mai s do que aquele que tem muito mais bagagem e nível escolar, com vasta experiência. Não quero desmerecer os auxiliares, e acho que devam ganhar bem sim, mas o que pode motivar  alguém estudar,  se os salários de quem estuda não condizem com a realidade?
Vagas relacionadas a tele Marketing, os famosos contact center,  são os recordistas dessa avalanche de  salários invisíveis, tem emprego para quem quiser trabalhar aos montes, com nível superior completo ou não, porém não sei como um salário que eles oferecem pode dar para fazer alguma coisa. Esses salários deveriam ser oferecidos à adolescentes, que estão iniciando sua vida profissional,  e não á um profissional experiente.
Não adianta o Brasil acabar com desemprego, mostrar que os empregos estão aumentando ...e esquecer que sub empregos não motivam ninguém. Muitas empresas brasileiras são campo de ofertas de sub empregos, salários invisíveis, e ainda se dizem colaboradoras...e quando não conseguem obter os lucros desejados, nem a qualidade, não conseguem ver seus colaboradores vestirem a camisa, se dizem traídas...
Eu vi tempos em que ninguém queria perder o emprego, eu conheço empresas que os colaboradores se orgulham de dizer onde trabalham, eu conheço empresas em que colaboradores investem muito em estudos, pois sabem que a cada diploma, um degrau ele sobe...mas conheço empresas muitas, muitas, muitas...que os funcionários trabalham apenas até achar algo melhor.
Não estou criticando as empresas de sub empregos, apenas acredito fielmente no que aprendo nos meus estudos, que colaboradores motivados são o lucro que as empresas desejam. Uma empresa pode reduzir seus custos, aumentar sua produção, diminuir suas perdas, aumentar a qualidade, aumentar suas vendas, e ter um quadro de colaboradores ideal, se esses colaboradores tiverem motivações constantes, essa é a lei da nova administração ... quem não a respeita, ou vive ainda no mundo dos dinossáuros, com certeza serão engolidos e desaparecerão igual a esses lindos bichinhos...ainda bem!

Risos
Orange      

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Morre a APPLE?

Tempos atrás eu comentei sobre a Apple e a Microsoft neste blog, onde Steve Jobs e Bill Gates sempre foram os donos da história dos PC's, uma guerra de inteligência, estratégias, e "briguinhas de crianças" que durou  apenas 30 anos. Acredito que a Apple e Microsoft viveram anos felizes por essa briga, e nós também, com certeza...antes todas as brigas e guerras fossem assim. Quando Jobs deixou o camando da Apple por motivo de saude, causou-me a dúvida: será que a Apple vive sem Jobs. Hoje, recebemos a notícia de sua morte e a dúvida cresceu, será que a Apple sobreviverá, e a Microsoft será que vai suportar isso, pois é, eu sempre vi a Microsoft e a Apple como irmãs siamesas com gênios fortes e de pais diferentes, mas que viviam uma em função da outra, a Apple ficou orfã ... a Microsoft poderá sentir tudo isso!
Perde-se um gênio, morre o criador ...o que será das criaturas?

até a próxima
ORANGE

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CULPADO OU INOCENTE

CULPADO OU INOCENTE?     THAT IS THE QUESTION

Vizinha a minha cidade natal, aconteceu algo trágico, uma criança de 10 anos atira em sua professora e suicida-se depois, e a pergunta que mais se faz é: Os pais têm culpa?
Não sou psicólogo, tampouco delegado, nem juiz ... mas vejo as coisas acontecerem, e tenho o direito de falar. Uma criança de 10 anos, deveria ter medo de chegar perto de algo como um revólver ... e essa criança sabia lidar com um revólver . O pai tem culpa sim, pois em hipótese nenhuma esse menino deveria saber que seu pai teria uma arma em casa, e pior do que isso, esse menino sabia onde ela era guardada ... o pai é um policial, o governo e a policia fazem campanhas constantes de retiradas de armas das pessoas, e porque um cidadão normal como o pai dessa criança não seguiu a campanha, pois ele enquanto não fardado não deveria ter uma arma. Será que essa criança aprendeu a manusear essa arma na escola ou com más companhias? Ainda temos a hipótese de o próprio pai ter ensinado por inocência, e mesmo sendo na maior das inocências, “nós crianças” temos  a curiosidade aguçada,  e a incrível mania de fazermos “arte”.
Esse pai vai levar para o resto de sua vida a lembrança de tudo isso, um filho que se foi,  sem ter tempo de ser. A culpa, acredito, não é merecedora de prisão, de constantes acusações ou coisas parecidas, pois ele já vai pagar a pior das penas que se pode ter, mas será que ele é o único que deixou o perigo rondar a vida, na minha opinião não.
... Passo em frente ao vídeo game do filho de um amigo, o moleque nem respira, nem písca, nem responde ao chamado do almoço, pois ele está em meio a um combate de full contact, golpes fatais que vão derrubar um inimigo e ele tem que mostrar ao amiguinho que “ele detona”. Ao ir à uma Lan House tempos atrás, adolescentes amontoados disputavam lugares para sentar.... para estudar? não, por incrível que pareça, de uns 20 computadores, só o meu era para estudar, os outros estavam em guerra, tiros para todos os lados, arma forte, que abre um cara no meio, e todos os “atores” desses jogos faziam cara de mau, e quanto mais sangue melhor...
... Em um canal de televisão, um programa mostra uma escola onde dois adolescentes fazem um combate tipo full contact, um dos alunos filma no celular, em volta a eles uma enorme galera, loucos, e torcendo, como em lutas valendo dinheiro em filmes ... um comentarista convida um lutador  profissional para analisar a filmagem, e ele se espanta ao ver a qualidade de golpes desses meninos, de 11 e 12 anos...que em sua opinião são golpes usados realmente em full contact...porém são meninos ainda e não suportam levar um golpe desses, e não podem usá-los em uma escola...  
... Um carro de um conhecido, numa descida acentuada, parado, dispara o alarme ... ele acena para o filho de 10 anos entrar no carro, sentar no banco do motorista, e desacionar o alarme. Um menino de 10 anos, num carro estacionado em uma ladeira...
A culpa do trágico acidente em São Caetano do Sul, é do Pai ... sim e de todos nós (em minha opinião), pois quando eu era criança eu via filmes de Super Homem e pulava de alturas tentando voar... eu via filmes do Homem Aranha e subia em paredes e morros como ele... eu  assistia Terra de Gigantes e massacrava, adorava maltratar formigas saúvas...eu assistia Zorro e me mascarava como tal para aterrorizar meus inimigos ... eu assistia o Gordo e o Magro e adorava tirar o “sarro” dos meus amiguinhos ...! Hoje o filme mais assistido pelos adolescentes é JOGOS MORTAIS, nem quero continuar...
Posso estar errado, mas a cabeça das crianças, dos adolescentes é um poço de imaginação, e com esse monte de atrocidades e ensinos de lutas, não pode acabar bem não, em alguns deles  (adolescentes) a necessidade de se tornar um herói para os amigos,  um destruidor, um justiceiro pode ser algo de extrema importância, é a maneira de se mostrar que se é “o bom” , e o fim com certeza vai ser trágico. Acho que as crianças estão passando do estágio crianças para adultos muito rápido,  mas isso é a evolução do ser humano, porém acredito que cabe a nós adultos ou pais, de mostrar os limites, e não é enchendo a cabeça deles de vídeo games e “belos” filmes como JOGOS MORTAIS que vamos impor limites, não adianta imaginarmos que temos santinhos em casa e que a cabeça deles não tem minhóca...pois minhócas aparecem quando a gente menos espera.
Triste sim pelo acontecido, e pelos pais também , pois tenho a certeza que jamais eles imaginariam algo assim e vão sofrer demais, resta-nos tomar isso como um ensinamento e buscar formas de dar às nossas crianças exemplos diferentes, pois evolução não tem nada a ver com tragédias...e sim amar  a DEUS sobre todas as coisas, e ao próximo como a sí mesmo.

ORANGE

A MELHOR...

Qual a melhor operadora de telefonia móvel, Claro? Vivo? Tim?
O consumidor mudou. As pessoas não querem mais comprar apenas um produto, elas também consideram as sensações e as experiências que ele carrega.  Chego a pensar que a qualidade do produto ou dos seus serviços, já não é o motivo para ele ser considerado o melhor, outras coisas agregadas talvez consigam ser mais fortes, ou fazer a diferença. O mercado precisa mudar a cada dia para satisfazer as necessidades do consumidor,  mas qual será essa necessidade? Talvez estejamos na época em que o Marketing  esteja no seu ápice,  é ele quem vai mover o mercado, e a cada dia que nasce a cabeça da equipe de marketing tem que ter novas idéias, e se bobear as idéias devem surgir a cada hora.
Não consigo verificar diante das pessoas que conheço, ou que estão em ambientes que visito, qual a melhor operadora. Em grupo de 3 pessoas, podemos encontrar as 3 operadoras sendo utilizadas, e se perguntarmos qual a melhor, cada qual dará a versão àquela que ele tem.
O Marketing de midia, na TV, está muito forte, e a cada dia que passa novas atitudes são tomadas, e estas influenciam nos consumidores. O fato de uma empresa investir no comercial mostrando que tal produto dá a liberdade de se fazer o que bem entende, livre, solto, dono do próprio nariz, já é motivo para vários jovens migrarem para esse produto...e no caso de celulares, isso está virando moda...conheço pessoas que em um prazo de 2 anos já trocaram de celulares cerca de 10 vezes, e  a cada  troca, uma operadora diferente.
E então, qual a melhor operadora?
A minha resposta é: não sei. Na realidade em minha humilde opinião, não existe a melhor e sim, aquela que me oferece algo que me deixa feliz no momento, porém o celular já virou um relacionamento íntimo, os homens não vivem sem ele, nem as mulheres, nem os indecisos, nem os decididos...o caso é que o relacionamento com um celular e sua operadora, já deixou de ser um caso do casal e está na mãos dos psicanalístas, ou melhor dos “Marketeiros”, são os “marketeiros” que vão ter que viver loucos atrás das nossas necessidades, e nos apresentar o que desejamos em muito pouco tempo.
Todas as operadoras têm falhas, e não são poucas, e olha que nem falei da internet móvel (por moden), que é horrível, mas a luta pela excelência é muito boa, pois todas elas estão a procura de estar a frente em suas vendas  e isso, engrandece a qualidade. A luta pode até ser vista como o campeonato brasileiro de futebol de 2011, pois a diferença  entre essas 3 operadoras é muito pequena, e ao primeiro tropeço perde-se o posto, a Vivo está em primeiro lugar nas pesquisas, mas ela que não se mantenha “viva” pois tem uma tal de TIM que era quase invisível e hoje morde o calcanhar da VIVO e já atropelou a Claro. Hoje acredito que os Homenzinhos azuis estejam fazendo sucesso, parece que o nada que eles dizem é o tudo que muitos procuram ter.  Mas amanhã não sei, posso acordar e ver a “OI” colocando-se como o mais novo bebê da família, e tudo mudar novamente...

Tank
ORANGE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O EMPREGO E OS FANTASMAS

Mercado aquecido. O mercado imobiliário a algum tempo vem mostrando força no Brasil, inclusive já mereceu matéria no FANTÁSTICO, e junto ao crescimento do mercado imobiliário, crescem os empregos, ou pelo menos é o que dizem.  Anúncios para corretores aos montes nos sites de empregos,  ganhos tentadores,  nosso olho cresce  e nosso coração parece sair pela boca, tanta a expectativa que os salários encantadores nos proporcionam.
O mercado imobiliário dá a impressão de ter crescido sem noção, sem estratégias, e os empreendimentos são muito mais do que o contingente de corrretores suporta, melhor dizendo, são muitos empreendimentos para poucos corretores.
Então me lembro de quando eu fazia o curso técnico em eletrônica “a moda da época” , pois os salários eram ótimos, e não faltavam vagas para os formados...me formei  4 anos depois e não exerci a profissão, pois as escolas produziram tantos profissionais que o mercado não tinha vagas para todos, e...os salários cairam tanto que melhor foi nem me enfiar mais nisso, hoje eu vejo vaga para técnicos eletrônicos com salário de R$ 700,00.
Voltando ao mercado imobiliário, as construtoras e administradoras desses empreendimentos estão fazendo até parceria com escolas de TTI, a fim de formarem profissionais com urgência, pois sem o “bendito”  CRECI não se pode negociar um apartamento, assim como um médico não pode medicar sem o CRM (pelo menos na teoria).  Até é compreensível isso, as empresas fazerem essa parceria, mas incompreensível é que o interessado (candidato a corretor) tem que pagar o curso sozinho, e não é baratinho não,  gira em torno de mil reais. Mas o pior é que esses novos profissionais devem correr sozinhos, sozinhos mesmo, todos os riscos da profissão, ou seja, não há nenhum vínculo empregatício entre o corretor e a empresa, não há regime de CLT, não há ajuda de custo, não há benefícios, não há salário fixo, não há férias, nem 13º salário...nem salário fixo.
É claro, as empresas do mercado imobiliário mostram os valores que podem os corretores ganhar na venda de um AP ... 10 mil reais.....mas não revelam que esses AP custam  400, 500, 600, 700 mil, e porque não falarmos em 1 milhão ou mais? É claro que ao vender um AP destes o ganho é bom, mas será que um corretor vende 1 desses por mês, ou 1 a cada 2 meses, ou 1 a cada 3 meses, ou 1 a cada 4 meses.....opa, aí já estamos falando em prejuizo para os bolsos desse profissional...em 4 meses ele gastou combustível, pneu do carro, óleo, peças do automóvel, almoçou, comprou roupas, seu filho precisou de fraldas, a esposa de um sapato novo...e em 4 meses a média salarial deste profissional foi de 2,5 mil, o que é ridículo nos dias de hoje para um profissional ganhar, e com todos os gastos que ele teve, com certeza teve que usar o cheque especial. Pergunto, até onde isso é bom?
Podemos então pensar, existem profissionais que tiram 12000 reais por mês, relatados na WEB, mas quantos profissionais têm esse êxito, quantos profissionais têm essa sorte...acho que 10 % de todos os profissionais do mercado, os outros 90 % provavelmente não encontram essa satisfação, e malham muito para pelo menos tentarem sobreviver.
Encerrando o assunto, será daqui a alguns anos, ou meses, o mercado imobiliário estará tão aquecido assim, será que não teremos a súbita morte do mercado imobiliário dos EUA, será que daqui a alguns anos não teremos um enxurrada de corretores no mercado, e as ofertas de trabalho secas? Fico preocupado com tudo isso, o Brasil tem  muita gente querendo ganhar muito dinheiro, e quem é bobo em não querer...o problema é que criam-se muitas ilusões, e nós sonhamos com elas, mas quando acordamos percebemos que o chão está muito perto do nosso tombo.
Não quero aqui desmoronar uma profissão rentosa, nem desmerecer as empresas do mercado imobiliário, não quero mostrar-me negativo quanto as possibilidades de vitórias, só quero mostrar-me preocupado, pois um profissional para trabalhar autônomo tem que ter os pés no chão, tem que ter um plano de negócio, estratégias, pois ele não tem nada que lhe dê segurança  se ele não emplacar no novo negócio...e a maioria desses profissionais estão se arriscando,  por necessidade de trabalho e não sabem o que podem encontrar lá na frente, pior, podem não encontrar nada, só fantasmas.


Silêncio!!!
ORANGE

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NÃO TENHA UMA EMPRESA FORA DO MERCADO


RH – ESTRATÉGIA
Várias empresas estão ficando fora de mercado, estranho mas é verdade, não só as empresas escolhem seus colaboradores, mas os colaboradores passaram a escolher suas empresas também.  As escolas técnicas, faculdades de graduação e pós, não só formam seus alunos para estarem aptos a exercerem suas funções, como também formam seus alunos à procurarem o que é melhor para cada um...formam os alunos e lhes dão o diploma merecido, mas junto lhes fornecem o manual do reconhecimento, e que eles devem sempre usá-los, ou seja, os alunos já saem sabendo o que querem de suas carreiras, e se para isso precisarem “pular de galho em galho”, com certeza pularão, pois hoje, permanência de 10 anos em um único trabalho indica acomodação para o mercado de negócios e não é bem visto.
A revista Gestão & Negócios (2011) comenta que as empresas que acreditam na permanência de fatores como benefícios, treinamentos, plano de carreira e premiações, tudo isso junto a estratégias de motivações adotadas, estão no caminho certo.
Hoje em dia as empresas precisam de colaboradores especializados, buscam no mercado profissionais competentes. Mesmo que isso seja a realidade do momento e está estampado para todos verem, a primeira motivação deve surgir de nós, ou seja, devemos ir atrás da busca do conhecimento, cursos técnicos, faculdades, pós, MBA, cursos de extensão, etc. para que entremos no grupo de profissionais importantes para empresas, mas aí está a primeira grande barreira: investimento financeiro próprio, doar parte de nosso tempo aos estudos, ler muito e o pior, ter muita vontade.   Profissionais competentes e talentosos são disputados “a tapas” pelas empresas (G&N). Mas a partir do momento que adquirimos essa competência, passa a ser da empresa a preocupação em não deixar fugir por entre seus dedos os profissionais dedicados e de talentos, e para isso as empresas necessitam criar ações para satisfazer seus colaboradores, e a motivação é algo difícil de ser lidado, deve ser visto com muito carinho e conhecimentos. Um dos fatores de suma importância para essa motivação é que o colaborador tenha condições de manter uma boa qualidade de vida e acesso aquilo que valoriza, o que está atrelado a salários e benefícios (G&N), muitas empresas acabam errando nesse fator, pois suas estratégias são formadas em suas razões e não nas necessidades do colaborador, costumo dizer que “esse tipo de empresário só olha para o próprio umbigo, e acredita fielmente que ninguém mais no mundo tem umbigo”, e esse tipo de empresário com certeza também é do tipo que peca na estratégia de mercado, colocando para os clientes o produto que ele quer e não o que o cliente deseja. Profissionais querem saber onde pisam e onde esse caminho vai levá-los, para que possam colocar suas energias, e perceberem a recompensa financeira e a valorização, se essa percepção não existir,  a motivação não será mantida (G&N).     
Outras contribuições para a motivação: Palestras, treinamentos, alinhamento entre valores da empresa e colaboradores, clareza nos objetivos, transparências nas decisões, bom ambiente de trabalho e respeito as diferenças individuais (G&N)...coloco também a participação dos colaboradores nos projetos da empresa.  
Gestores de RH que não tiverem planejamento que valorize e estimule seus colaboradores, vão enfrentar sérios problemas em recrutar e manter funcionários, como também grande dificuldade em fazê-los levarem a empresa a sério, já os Gestores que tiverem a preocupação de traçarem estratégias visando a motivação contínua e crescente de seus colaboradores, com certeza terão os melhores profissionais. O tempo em que a demissão, advertência, caras feias,  eram motivos de sorriso e valor para o setor, ficou para trás, não tem nada a ver mais com RH, hoje cabe à esses profissionais buscarem gente boa e mantê-los na organização. Traçarem estratégias, inovarem, unirem os colaboradores, mantê-los acesos e sempre dispostos a serem o que a empresa precisa. O colaborador precisa ter a chance de usar o que ele aprendeu, caso contrário poderá esquecer ou, pior, irá usar em outra empresa. O ideal é associar o aprendizado às metas da organização. Assim, ele se sente estimulado a permanecer na empresa (G&N).
Não vou dar aqui a lista completa de estratégias usadas pelos Gestores de RH,  tanto porque estratégia depende da capacidade de cada gestor, existem estratégias que dão certo em algumas empresas e em outras por incapacidade do gestor tornam-se bombas nucleares, e não quero ser o motivo de implosão de algumas empresas (rs), ai meu DEUS, blogueiro ou conselheiro? Preciso estudar minhas estratégias...bye bye!

ORANGE

terça-feira, 13 de setembro de 2011

MICROSOFT X APPLE - Gates x Job - A LUTA DE GIGANTES

INÍCIO DA DISPUTA TECNOLÓGICA  ENTRE APPLE E MICROSOFT
Nascem a Apple e a Microsoft e junto a disputa entre as duas empresas e ícones do moderno capitalismo americano, disputa apelidada de guerra dos 30 anos,  uma referência a contenda que dividiu católicos e protestantes no século 17. 
Microsoft e Apple ganham relevância no mercado internacional ,  e Job e Gates  passam a se alfinetar, criticando-se entre si pelos modelos de gestão e desenvolvimento de produtos.
30 anos depois a rixa sai dos escritórios, e ganha tons explícitos da publicidade. A APPLE passa a atacar a MICROSOFT em anúncios de TV.
APPLE tenta ridicularizar a MICROSOFT , colocando-se como a marca dos descolados (MAC), enquanto enquadra a MICROSOFT como a marca dos nerds (PC).
As provocações da APPLE serviram de argumento para a MICROSOFT pensar em mudanças em sua imagem pública.
1º PASSO ESTRATÉGICO DA MICROSOFT
Para ficar mais parecida com a APPLE, contratam uma agência de publicidade  (Crispin Porter & Bogusky) para administrar sua conta de 300 milhões de dólares.
Agência conhecida, inovadora e ousada,  recheia suas campanhas com humor negro e sempre polêmico.
2º PASSO DA ESTRATÉGIA
O anúncio de estreia    - EU SOU PC! Um filme (produzido por CP & B) que se passa numa loja de sapatos onde SEINFELD saindo da loja pergunta a GATES se algum dia existirá um computador úmido e fofo como bolo para ser comido, e GATES responde que sim.
O filme criou críticas e piadas pela internet, o que tem a ver sapatos com softwares?
Mas era o início do caminho para se reconectarem com os consumidores, no filme  GATES era ajudado por SEINFELD a escolher um novo software (representado por sapatos).
Estratégia do filme: Uma nova opção de escolha.
Um  segundo filme (da CP & B)
A dupla (Seinfeld e Gate) desta vez se encontra em uma típica casa americana enfrentando o Desafio de se comunicar com “pessoas de verdade”.
Estratégia do filme – Windows tenta
Mostrar-se parte indispensável na vida de bilhões de pessoas no mundo todo.
Duas semanas depois de veiculadas,  as duas peças foram substituídas por uma nova série de comerciais, respondendo diretamente as provocações da série GET A MAC, DA apple.  Os filmes exibem pessoas de todo o mundo, realizando tarefas relevantes e dizendo “I’M A PC” , com o objetivo de mostrar que a maioría dos usuários de computadores usa MICROSOFT .
Pesquisas revelaram que mesmo os comerciais terem sido mal recebidos pelo público, o impacto foi positivo ao valorizar sua presença global e capacidade de conectar pessoas.
CONTINUANDO A ESTRATÉGIA
- PLANO DE MUDANÇA DE IMAGEM
Além da publicidade, a MICROSOFT contrata o executivo David porter, para ser o vice-presidente da nova divisão de varejo.
Objetivo: Montagem de grande rede de lojas que funcionem nos mesmo moldes da APPLE STORES, onde os consumidores podem conhecer os produtos MICROSOFT e ter orientações especializada.
“NOSSO FOCO HOJE É O CONSUMIDOR, SEJA ELE DE GAMES, DE PROGRAMAS PARA PC, DE CELULAR OU APLICATIVOS ON LINE”  Olavo Barbosa de oliveira – diretor geral do grupo de serviços on line e consumo da MICROSOFT  BRASIL.
Em 1999 a MICROSOFT já havia aberto uma loja em SÃO FRANCISCO, chamada microsoftSF , loja com 12 ambientes, que exibia 160 produtos da MICROSOFT e 90 ítens de empresas parceiras, e atrações de outra empresa de BILL GATES. Porém a loja não teve êxito e fechou 2 anos depois,  segundo explicações por falta de profissionais treinados e para atendimento do público e fornecimento de explicações sobre o produto, ponto forte nas lojas da APPLE hoje.
PONTOS EM DESTAQUE NESSA GUERRA APPLE X MICROSOFT
       APPLE RIDICULARIZA MICROSOFT E DÁ INJEÇÃO DE MUDANÇAS NA RIVAL;
       MICROSOFT USA AS PRÓPRIAS ARMAS DA APPLE PARA DAR A VOLTA POR CIMA.

FINALIZANDO
Copiar estratégias que deram certo, de outras empresas, também é uma estratégia, mas para que isso seja feito,  deve ser muito bem analisado o mercado, e além das armas copiadas, também devem ser utilizadas armas novas e eficientes: A estratégia da MICROSOFT  se dá em meio a crise econômica americana, e a queda no consumo de eletrônicos é grande, inclusive a APPLE enfrenta problemas em suas vendas;
A MICROSOFT  abre sua rede de lojas e não tem nada de revolucionário para apresentar, enquanto que a APPLE abriu as suas junto ao lançamento do iPOD ;
A MICROSOFT tem mostrado fragilidade nos seus lançamentos , o ZUNE não implacou diante do iPOD, o WINDOWS VISTA teve um lançamento catastrófico.
Apesar de todas as lutas para a reconquista do consumidor, a MICROSOFT  ainda vai ter que provar muito para chegar onde deseja.

TANK YOU
ORANGE

40 YEARS OLD X JOB - E UM BATE PAPO NO BAR INGLÊS

A algum tempo atrás eu me encontrava em uma roda de amigos, e discutíamos sobre várias coisas - discutir no bom sentido pois somos adultos o suficiente para isso -, voltando...discutíamos sobre vários assuntos, futebol, economia, trabalho, política, fórmula 1, música, etc. Muito interessante como são essas conversas num bar estilo "english", grande LIVERPOOL, altíssimo nível, somos responsáveis, não bebemos ... no máximo um chopp para relaxar...e a conversa vai, quarentões estilosos, que idade que nada, nos sentimos vintões, na flor da idade. Discutimos política na maior paz do mundo, nos respeitamos, e a nossas convicções também, não importa em quem votamos, importa o que desejamos que esses caras façam, e todos querem a mesma coisa, um Brasil limpo, inteligente e cheio de saúde...até do Guimarães falamos, e olha que até falamos das coisas boas que ele fez....falamos? Nem sei se ele fez alguma coisa boa...mas vamos lá...relembramos o reinado de Tancredo, herói só porque não conseguiu ser presidente, coitado, que Deus o tenha.
...
Entre as conversas, um olhar aqui, uma idéia lá   TIM TIM, um brinde aos grandes amigos.
...
Futebol...hummmmm....Palmeirense, Corinthiano, São Paulino, Santista e pasmem, tem um baixinho na roda que torce para a Portuguesa, acho que ele não gosta de futebol, só pode...nessas horas a coisa pega, todos falamos bem do time adversário e metemos o pau em nosso time, estranho isso, mas é a pura conversa de amigos, é tão legal a gente inverter aquele sentimento de adversário e colocarmos amizade em primeiro lugar, ninguém se exalta, ninguém fica com ódio de ninguém...conversa de pessoas inteligentes, que interagem em harmonia, que buscam a boa vizinhança, que propagam o crescimento de todos sem ataques ... muito lindo essa "marketagem" dos bons amigos.... mas cá entre nós torcer para a Portuguesa, que balaio de gato hein?
...
Economia, nem falo ... parece que somos Willian Bonner, falamos de economia com coragem, e todos tem a resposta para acabar com a crise Global, a China é nosso interesse, precisamos aplicar nossos interesses e nosso capital nesses caras, eles são fortes e inteligentes o bastante para dominar o mundo...só não sei se os carros deles são bons mesmo...mas até na extração da bauxita os caras estão, só não dominaram a produção de alumínio porque  isso parece um Cartél, mas eles são espertos, daqui a pouco dominam... Até da enrolação da venda de cana-de-açúcar falamos, que vai para a usina de açúcar e deixam as usinas de álcool a ver navios, devido ao preço alto que o açúcar está lá fora, e quem paga o pato somos nós pagando caro o bendito álcool .. só porque o governo demora para dar um jeito nesses caras....nossa, papo de balcão de bar english é um poço de conhecimento!!!
...
Na fórmula 1, nem preciso dizer né...paramos no tempo, não conseguimos falar de outro cara se não um carinha chamado AIRTON SENNA DO BRASIL...e falar de outro como né? Burti, Barrichello, Massa  e outros tantos que passaram e a gente nem percebeu...vamos rezar pelo sobrinho, quem sabe aquele carrinho preto (LOTTUS) vai dar o ar da graça e aparecer de novo, como não sabemos nada ainda, vamos dar um brinde a BRUNO SENNA, TIM TIM.
...
Música...aí o bicho pega, por incrível que pareça os quarentões tão na leva do setanejo, e pasmem, todos sem excessão, curtia Led Zeppelin, Iron Maden, Pink Floyd, Uriah Heep, Black Sabbat e tantos outros diamantes, mas que ainda moram dentro de cada um de nós....ah, ia me esquecendo do inesquecível Quenn, quem me conhece iria me cobrar isso, esquecer do grande Frederic Bulsara não é de meu feitio. Hoje trocamos Fred Mercury por Paula Fernandes, talvez porque deixamos nossa rebeldia de lado e passamos à ser mais românticos.

De repente me bateu a lembrança desses caras, faz tempo que não tomo um chopp com eles, será que estão trabalhando? ....Mas como eu ia dizendo...caras inteligentes, tomadores de decisões, experientes, capazes de serem a diferença dentro de qualquer empresa, quarentões estudantes...verdade um deles até usa seu curso de inglês para ajudar os garçons de 20 aninhos que não entendem os clientes gringos; um amigo meu que tem uns 26 anos trabalha numa mega multi nacional e me liga pedindo para eu fazer conta de percentagem para ele (sem a empresa saber é claro) eu to fazendo MBA ele parou tudo, derrepente me pergunto: Porque brasileiros ainda tem a incrível mania de fazer a seguinte pergunta em uma entrevista -  QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?  e depois da resposta meus caros, bye bye ...nem querem mais saber do resto ... só para terminar Rubens Ometto passou dos 50 e dá um banho de capacidade, o grande Sílvio Santos setentão, passaram a perna nele, mas o cara em pouco tempo voltará a ser rei...quem sabe amanhã eu acordo e vejo que no balcão daquele bar english em São Bernardo do Campo, ainda teremos muitas histórias novas para contar, pois nossa cabeça ainda vale ouro. TIM TIM para nós.

bye
ORANGE

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O MODELO DE ESTRATEGISTA

Rubens Ometo, é o nome do empresário conhecido como o maior usineiro do país, chamado de visionário pelos amigos e de megalomaníaco pelo inimígos. Seu sobrenome é sinonimo de açucar.
Ometto assumiu a presidência da Cosan em 1986, e passou de 4,3 milhões de toneladas de produção em esmagamento de cana de açucar, para 30,6 milhões em 20 anos, conseguindo ser 3 vezes maior que o segundo colocado no ranking.
Em dezembro de 2005,  Ometto mostra grande tacada, vende 16 milhões de ações na bolsa de valores de São Paulo, fato inédito na história num grupo nacional.
A Estratégia: Buscar capital para comprar usínas e consolidar liderança global em álcool e açucar, justamente no momento em que grandes grupos internacionais assediavam produtores de açucar e álcool buscando usinas para adquirir.

Duas grandes aquisições da Cosan sob o comando de Ometo: Companhia Açucareira Corona e, a mais polêmica, a aquisição da usina Da Barra, que pertenceu a seu tio Orlando Ometto...onde Rúbens Ometto dizia: No meu dicionário não existem as palavras amizade e família.

Rubens Ometto é comparado pela mídia a Abílio Diniz, pela mania de mudar as regras do jogo com a bola rolando.

Em outubro de 2009, Ometto passa seu cargo de presidente a Marcos Lutz, e ele passaria a liderar o conselho de administração. Ali, Rúbens Ometto já dava áres de grandes mudanças.

Mais uma jogada estratégica de Ometto: A Cosan deixava de ser usína de cana de açucar que se transformara na maior produtora global de etanol para emergir como um grande conglomerado nacional.
A Cosan transformava-se em um grupo formado por cinco grandes unidades dedicadas a negócios que iam de bens de consumo de massa à logística; de produção de energias renováveis à distribuição de combustíveis.

Ometto pretende então se distanciar da imagem de maior usineiro do mundo, imagem real, mas limitada para suas ambições.

"Vou me dedicar a criar novos negócios e vê-los crescer" (Rubens Ometto)

 A virada estratégica da Cosan

Em 2007 a Cosan já não era apenas uma processadora de cana, além de açucar e álcool., a empresa investia em terras agrícolas e terminais no porto de santos.
Para captar recursos para apoiar a expansão, Ometto anuncia aos investidores com ações na bovespa, criação de nova empresa nas bermudas, para fazer oferta inicial de ações em Nova Yorque. Dessa maneira conseguiu fundos para adquirir 1500 postos de combustíveis da americana Esso no brasil.
Junto aos postos, a Cosan incorporou executivos da TIM, VALE, CNS, EXXON MOBIL, maior empresa de capital aberto do mundo, e antiga controladora da Esso no país, dando novo perfil a administração.
"Decidi sair quando tive a certeza de ter pessoas preparadas para assumir todos os postos importantes" (Rúbens Ometto)

Lógica por trás da expansão:

Buscar fluxo de caixa estável no setor sucroalcooleiro;
Separar cada um dos negócios em empresas independentes, como a radar, criada para investir em terras agrícolas.

Graças ao negócio tradicional da Cosan, todos os novos negócios nascem grandes, como por exemplo a Rumo Logística, que já nasceu como a maior exportadora de açucar e álcool do mundo. E já possui investimentos previstos para compra de trens e navios, com o objetivo de ser um dos grandes competidores globais na exportação e no transporte de produtos agrícolas.

Evidências na diversificação das receitas:

Nos negócios de açucar e alcool, é feito insvestimentos na geração de energia elétrica, através do bagaço da cana de açucar e, até 2012 todas as 23 usinas vão aderir a prática, tendo como meta produzir o equivalente a 10% da energia gerada em Itaipu, inclusive vendendo o excedente, como já faz em seis dessas usinas.

A Cosan investe no seu próprio centro de pesquisa, e busca em primeiro lugar o desenvolvimento de um sistema eficiente para gerar energia da palha da cana de açucar, ainda inédito no Brasil, desejando assim crescer no mercado de energia renovável.
Outro projeto é a exportação de etanol pelo Caribe para fugir das sobre taxas cobradas pelo Estados Unidos ao produto brasileiro.
Ometto mostra assim, que sua estratégia é bem diferente da maioria das empresas de cana de açucar e álcool do país, Cosan virou sinônimo de novos investimentos e cada vez mais se alavanca em novos negócios.

"Nunca me vi como um usineiro a moda antiga. Sempre fui um rebelde (Rúbens Ometto)



PS. Como é bom ver um empresário brasileiro dando um show de estratégia, e como seria bom se mais empresários brasileiros tivessem a coragem e a capacidade de Rúbens Ometto. Com certeza isso leva o nome de nosso país ao Ranking de Negócios, os brasileiros passam a ser mais bem vistos profissionalmente , cria-se mais empregos, e pessoas com capacidade podem dar suas contribuições. Além disso, vemos que sua própria empresa produz energia, algo que custa caro aos bolsos do brasileiro, e nem sempre podemos contar com 100 % de qualidade. 

PS. 2 - Essa matéria nasceu de uma pesquisa que fiz em sites na WEB e na Revista Exame de 11/03/2009     


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ILHA DAS FLORES - DEVO SORRIR?

Faculdade é um tempo que não se esquece, amigos, professores, casos e cases, cansaço mental, alegrias, tristezas...................tristezas?
- Sim tristezas pelas despedidas e pelo que não podemos fazer!
...
1º ou 2º ano, não me recordo, em uma das aulas nos foi apresentado um vídeo que se chamava ILHA DAS FLORES (podem procurar na web que vão encontrar esse vídeo, acho que no site do portas curtas, é mais completo), o vídeo mostrava um japonês com cara de doidão, que plantava tomates e vendia e, o desenrolar do vídeo mostrava o trajeto daqueles tomates: mercado, restaurantes, residências, etc.
...
Meus amigos mais jovens, vocês têm duas alternativas na sua escola, a primeira é ser o bam bam bam da turma, o bonzão, o gostosão, aquele que tira uma da cara de todo mundo, aquele que desfila modas, aquele que acha lindo fugir da sala, enfrentar professores .... a segunda alternativa, é tirar proveito do que lhes ensinam, pois um dia você passará por uma seleção em empresas e lá serão separados os tomates bons dos tomates ruins, acho que não preciso dizer quem são os tomates bons nem os ruins, não é?
...
Mas voltando ao vídeo ILHA DAS FLORES, os tomates viajaram muito, e derrepente em um determinado ponto do processo do caminhos dos tomates, alguns deles começam a apresentar queda em sua qualidade, começam a ficar amassados, a pele começa a soltar, ficam muito maduros...e esse tomates são retirados das gôndolas, ou bancas como queiram...e têm seus destinos, podem ser usados em culinária alternativa, pois não estão ruins, apenas fora dos padrões de qualidade para uma gôndola...e assim continuam seus caminhos...
...
Eu estava falando lá atrás, das alternativas de estudos não é, eu me lembro de alguns amigos, bons da boca, eram os reis da cocada branca, nunca me mijei de medo deles, mas eu os respeitava mais do que a generais, eles eram os bam bam bans da escola . .. Paulinho morreu por dívidas de cocaína, Rogério perdeu o primo Paulinho e sua família o deserdou, Valdecir, virou bandido e nas horas vagas servente de pedreiro, um outro que não me lembro o nome, caiu baleado por "amigos" bandidos no portão de sua casa, Viviane tornou-se farrapos.
...
Os tomates....então...nessa hora iniciei minha crise de choro escondido, num determinado momento o vídeo mostra o final do percurso dos tomates, já totamente amassados, detonados, sem condições de uso...meu DEUS que tristeza, um veículo leva-os à um local cheio de porcos, e esses pobres animais que não têm nada a ver com nossa degradante falta de carinho, são obrigados a comerem os restos do que nós seres humanos não queremos mais, não sei se digo pobres animais ou pobres seres humanos, pelo poder que temos de maltratar...ver aqueles porcos se alimentando daquilo foi triste demais...
...
Estudar meus caros, não é apenas decorar o que lhes ensinam, mas entender cada capítulo de tudo e fazer do seu aprendizado algo que você se orgulhe, mas que orgulhe seus familiares, e mais ainda, que orgulhe àqueles que nem te conhecem, mas que o seu feito os ajudou a viverem feliz, ou melhor do que sem seu carinho de estudante e futuro profissional...
...
Vocês devem estar pensando, o ORANGE teve pena dos porcos? mas eles vivem disseo mesmo, é sua alimentação desde quando inventaram os porcos! e eu respondo...
- Calma, a história ainda não acabou, aliás o percurso dos tomates ainda não acabou...após a degustação dos tomates e outros restos de comida pelos porcos, as porteiras do chiqueiro são abertas e famílias, adultos e crianças, entram famintas para colher o que os porcos não quiseram mais comer, pois é a única maneira dessas famílias de se alimentarem, tal a pobreza desses nossos irmãos, é comer o que os porcos não quiseram mais.
A isso usamos o termo "pessoas que vivem na linha abaixo da pobreza"!!!!!    
Triste, muito trsite, mas é a realidade de nosso país, enquanto esbanjamos dinheiro com latihas de cerveja, com churrascos semanais, restaurantes finos, queimamos dinheiro ... aliás, fumamos, seres humanos matam a fome e a sede na ILHA DAS FLORES, e então devo sorrir?


ORANGE                  

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ÍNDIOS POSSUEM CURANDEIROS

É horrível ver um país como o Brasil, um povo heróico e o brado retumbante, e gente morrendo por falta de um hospital, de um médico, de uma maca, de um remédio...e agora, até quem nem conseguiu ser gente ainda morrendo antes de nascer, estranho isso mas é a verdade, morrendo sem conseguir nascer. O sistema de saúde do Brasil é ridículo (não encontrei um termo mais baixo), sinceridade eu teria vergonha de ser um ministro da saúde, melhor eu nunca ser convidado para tal (risos)). Eu vi no jornal nacional coisas horríveis, uma moça nova ainda, com medo de ter filho, pelo trauma que passou ao perder um bebê por falta de leito, médico e o "raio que o parta". Que país é esse que deseja sediar uma copa do mundo, receber milhares de pessoas, ou milhões, se não conseguem cuidar nem dos que vivem aqui?
...
Estou estudando, muito mesmo, e isso nos faz ler muito, ir atrás de revistas boas (não aquelas que contam capítulos de novelas), e passo a ver que existem pessoas tão inteligentes, tão criativas, pessoas que possuem visão renovadora, conseguem ter estratégias incriveis, criam produtos e empresas que passam a ser necessárias a vida humana, e nunca havíamos sequer imaginado...o celular por exemplo. E ponho a mão na cabeça, porque é que essas pessoas não dão um pouco de contribuição para o mundo, sem pensar em dinheiro. Será que algumas cabeças inteligentes juntas não conseguiriam fazer a coisa acontecer?
- Eu tenho a resposta: Não! A maioria desses inteligentes tem 90 % do cérebro corrupto, e pensam apenas no próprio umbigo!
...
Não muito longe daqui, existe um posto de saúde...é magnífico, a ciência é geniosa, conseguem fazer os médicos serem todos parecidos.............opa...........recapitulando, o posto só tem um médico. Outro dia ligaram desmarcando uma consulta, o médico não ia trabalhar aquele dia, estava doente.
...
Já está me dando taquicardia.
...
Outro dia fui ao médico, exame de rotina ... a primeira pergunta do Doutor: Você tem carta de motorista,
eu cobro metade do preço que estão cobrando aí fora para o exame médico? Ele nem me perguntou o que eu estava sentindo, até me esqueci o que fui fazer lá.
...
Então, sabe né, porque não voltamos as origens e fazemos como nossos irmãos verdadeiros, humanos, honestos, sinceros, honestos, trabalhadores, honestos, conscientes, honestos....os índios, e criemos curandeiros...eles podem não ter macas, não terem salário, não terem sala branquinha...mas não deixam um irmão morrer, pois eles juraram lutar pela vida do próximo e cumprem seu juramento!

anauê    (Salve, em tupy guarani)

ORANGE

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BARRIGA 360 º

Um dia eu estava lendo uma reportagem, internet se me recordo bem, e falava de uma pesquisa feita pela cerveja Skol, cujo objetivo era saber porque algumas pessoas não tomavam cerveja.
...
Realmente, o pessoal de Marketing da Skol é muito bom, primeiro pelas propagandas que exibem nas tvs, e olha que não sou muito de dar risadas, mas os caras são bons mesmo, e os atores são feras, se encaixaram muito bem no perfil; segundo pela inovação, de tempos em tempos surge algo novo e sempre parte da Skol, e logo as outras pegam carona no mesmo bonde,  e claro se a MICROSOFT usou da estratégia da APPLE para mudar sua cara, porque as fábricas de cerveja não poderiam seguir o mesmo caminho não é? Aliás, não é pecado copiar coisas boas, acho! Antes de tudo parabéns a Steve Jobs pelo belo trabalho, e longo, pois desde a década de 70 APPLE é sinonimo de identificação com clientes.
...
Mas então, a Skol descobriu através de pesquisas que muitos que não tomam cerveja, não o fazem pela sensação de inchaço que a cerveja causa, e plunct plact zum ...a cerveja que não dá sensação de inchaço foi lançada. Fico pensando aqui com meus furinhos na camiseta, pois não tem botões, quem tá ligando para o inchaço na barriga? Eu passo na frente dos botecos e os caras estão bebendo, com a camisa aberta, e passando a mão na barriga, igual as grávidas emocionadas com seus bebês; conheci um cara que tatuou uma maça na barriga, se a APPLE visse isso o cara viraria garoto propaganda.
...
Ontem cheguei em casa depois de ter comido um salgado, com uma sede tremenda, parecia que eu havia comido bacalhau, e tome água, tome água, a sede não parava...fui dormir e parecia que eu havia bebido um elefante...tava uma bola só, ainda não inventaram a água 360 º. Acho que deveria ter tomado cerveja, faz menos mau a barriga.
...
Vamos lá, antes que eu perca o fio da meada, eu estou numa sêde de Marketing que dá dó, acho lindo isso, tanto que estou estudando justamente Marketing para ver se passa essa sede, ou eu consiga criar algo bombástico e plunct plact zum ... a dica, vamos criar uma cerveja que queime as gordurinhas localizadas, vai faltar cevada no mercado tamanha a procura pela loirinha gelada!

Valeu!

ORANGE       

O TEMPO EM QUE ERAMOS BEM CRIADOS (QUE DROGA)

Quando eu era ainda criança, 12 anos se me recordo bem, eu já ajudava meu pai a vender bilhete de loteria federal, nada de esforço mas já podia me sentir útil. Com 14 anos de idade ingressei no meu primeiro emprego em regime CLT. Chegava do trabalho e ia estudar, e assim fui até terminar o 2º grau técnico. Nunca meus pais me obrigaram a trabalhar, mas eu sabia que para ter um som novo, um tênis de marca, meus pais não poderiam dar, então porque não ganhar meu proprio dinheiro. Em 1987 entrei na faculdade, mas dois anos depois parei, motivo: achava que não precisava estudar mais.
Continuei trabalhando e ano passado (2010) me formei na faculdade em ADMINISTRAÇÃO, esse ano (2011) estou cursando MBA em Marketing.
Me lembro até hoje, meu pai não queria que eu pisasse num bar, e se visse eu num bar tomava puxão de orelha, qualquer coisa errada que eu fizesse na rua meus pais sabiam, e coitado do meu bumbum, não doia não, eram pequenas "sovas", mas com certeza a dor da consciência doía naquela hora.
...
Hoje, meus caros, adolescente não pode mais trabalhar, só estudar. Conheço alguns adolescentes, "coitado do meu país", que mal sabem o que é um acento circunflexo, que não sabem desenvolver uma redação de mais de 1 linha, não sabem a diferença de X e Z, e em matemática nem vou comentar. Palavrões viraram linguagem normal, meninos de 4 anos falam Car..... normalmente e a mãe dá risadas, com 7 mandam o amiguinho Tom.... no ....   e o pai diz que o filho tem espírito de liderança, aí de mim se eu falasse isso perto dos meus pais, minha boca seria na nuca hoje. Não fui mal criado não, meus pais me criaram muito bem, e me orgulho de todas as vezes que apanhei, pois se eu não tivesse tido uma boa criação, eu poderia não estar escrevendo isso hoje.
...
Essa semana em frente minha residência, dois adolescentes, estudantes entre 12 e 14 anos, as 21:30 h na rua, jogando pedras no telhado de uma casa, falando palavrões (e pasmem, 1 é filho de pastor), jogando pedras no saco de lixo (numa lixeira) na casa da frente a minha. Eu no portão e eles dando risadas como se me enfrentassem, achavam graça, o dono da casa saiu e deu-lhes uma bronca de leve, o mais novo disse ao meu vizinho "FICA NA SUA COROA, SENÃO EU CHAMO MEUS MANOS E VOCÊ VAI ME PEDIR PERDÃO". Gente onde estamos, isso é estudar? Isso é a lei de não poder trabalhar? Essa é a maneira de criar filhos, esses são os profissionais de amanhã?
...
Ontem eu vi no jornal nacional, uma reportagem sobre aumentar preço de cigarros para os jovens não se viciarem em drogas, aumentar impostos para as fábricas...gente, eu nunca me droguei e todos os meninos e meninas da minha convivência também não, cigarros se vendia para qualquer um, bebida também, e nada disso havia, quem fumava, fumava cigarro e poucos, muito poucos mesmo passavam disso para drogas. quase não se houvia falar em droga.....eu nunca vi maconha! Sabe qual a diferença entre os adolescentes da minha época e os de agora? Falta do que fazer. Se ao invés de ficar perdendo tempo com campanhas que os adolescentes nem prestam atenção, em vez de ficar gastando rios de dinheiro com propagandas, porque não investir em algo mais proveitoso, dar o que fazer aos jovens. Trabalho não faz mal a ninguém, pelo contrário, dá maturidade, trabalho não cega ninguém, pelo contrário deixa claro horizontes, trabalho não impede ninguém de estudar, pelo contrário dá motivos para que o jovem veja para que servem os estudos.
... Só para terminar, o livro que mais gostei na minha adolescência e comprei por mim mesmo, sem ninguém dizer nada " CRISTIANE F 15 anos, drogada e prostituida".

obrigado e até a próxima

Orange